O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

+55 (62) 9972 - 5956 | +55 (62) 9906 - 2323

A FAZENDA

 

 A Fazenda Cachoeira do Taquaral é composta por vários retiros, todos no município de Novo Brasil (GO). Suas pastagens foram formadas a partir de métodos de proteção ambiental, respeitando os limites das matas ciliares e preservando espécies nativas e madeiras nobres. Os retiros são todos divididos em piquetes, adotando o pastejo rotacionado “Voisin”, com bebedouros em locais estratégicos que preservam os mananciais. Para assegurar o bem estar da criação é feito o manejo racional dos animais.

OBJETIVO

“Nossa intenção é disponibilizar todo esse trabalho genético de muitos anos. Nossa apuração está espalhada de Norte à Sul do Brasil. Nosso gado é diferenciado, pois se encaixa em qualquer plantel”, afirma Goiás Celso. O criador quer levar o minucioso trabalho de seleção da Fazenda Cachoeira do Taquaral para todo o país através da internet.

 

                                                   O REBANHO

     O gado Nelore é da linhagem VR, adquirido de Eurípedes Barsanulfo da Fonseca, parceiro de Vicente Rodrigues da Cunha na década de 90. Sua linhagem é fiel à importação de 1962, preservando os raçadores Karvadi, Taj Mahal, Golias, Rastã e seus descendentes, formando uma genética original, sem mistura, e aberta para qualquer acasalamento. Os animais da raça Tabapuã participam das principais exposições goianas e fizeram o Grande Campeão e a Grande Campeã em várias mostras. Destacam-se o touro Fandango, Grande Campeão de 2008 em Goiânia, filho do campeão nacional Protetor CC e as matrizes Graciosa, Faculdade, Harmoniosa e Irradiante, campeãs em várias exposições e excelentes doadoras que estão espalhadas pelos melhores criatórios do estado.

Tudo começou em 1999 quando Goiás Celso Chaves de Amorim, que já criava nelore puro de origem sentiu a necessidade do mercado de um animal rústico, manso, mocho e com excelente desempenho a pasto, se deparou então pela primeira vez com o Tabapuã. Por indicação de um técnico da ABCZ conheceu José Torquato Caiado Jardim e seu filho Eugênio Lorena Jardim, dos quais adquiriu as primeiras matrizes da raça, uma criação que vinha a mais de 20 anos selecionando as matrizes mais produtivas e dóceis. Teve em suas primeiras gerações um salto genético impressionante subimento essas  fantásticas matrizes às tecnologias de I.A. , T.E. e F.I.V., obtendo retorno garantido com recordes de preços em leilões e vários troféus em exposições pelo estado.   
A Raça caminha bem em terrenos com declividades, pedras e percorre grandes distâncias atrás de pasto e água sendo assim perfeitamente adaptada as condições do Centro - Oeste e todo território goiano, principalmente tolera bem a época de estiagem. O Plantel da Fazenda Cachoeira do Taquaral hoje conta com 510 matrizes em estação de monta e disponibiliza ao mercado todo ano o melhor de sua genética em Leilões, shoppings e visitas agendadas na própria fazenda.
A fazenda participa do Programa de Melhoramento Genético das raças zebuínas da ABCZ (PMGZ) que seleciona os animais mais produtivos, retendo-os para se tornarem futuras matrizes e futuros reprodutores, portanto quando se adquiri um tourinho da genética Do Goiás, podemos ter a certeza de que foi um animal testado em pasto ,vistoriado pela ABCZ e aprovado em seu exame reprodutivo. Sem contar que já saíram de lá 5 vezes, os campeões das provas de ganho em peso da EMBRAPA Goiás,  atestando a seriedade do trabalho feito na seleção da precocidade e desenvolvimento dentro do Tabapuã.
Realizou juntamente com mais dois parceiros, Fazenda ITA e Parque das Vacas, o primeiro leilão da raça no estado de Goiás e posteriormente em 2005 criou o Leilão da AGT(Associação Goiana do Tabapuã) e realizou 8 edições em seus 4 anos de mandato como presidente. Com quase 14 anos de participação nas Exposições agropecuárias do estado, juntamente com fazendas parceiras e a ACTG( Associação do Criadores de Tabapuã de Goiás), lançou -se os primeiros shoppings de venda de animais da raça, uma idéia pioneira que veio de encontro com a necessidade dos compradores de touros estarem tratando a comercialização diretamente com o criador, trazendo assim mais transparência e confiança para quem adquiri essa genética de ponta.
No ano de 2014 a Fazenda Cachoeira do Taquaral conquistou um feito histórico colocando 2 touros de sua criação nas mais renomadas centrais do País, Natur FIV do Goiás ( ABS Pecplan) e Norton FIv do Goiás ( Alta Genetics) Foto 1. Animais que apesar de sua pouca idade são grandes promessas para um salto de produtividade no rebanho da raça tabapuã.
 
No próximo dia 10 de Março teremos o Primeiro leilão Tabapuã do Goiás, no qual serão ofertados animais de genética superior, sendo matrizes, novilhas bezerras, 3 touros de repasse e sêmen. Arrebanhando mais entusiastas da raça e parceiros. Como Leonardo  Moraes, Fazenda Mata do sucuri, que arrematou 50%  da matriz Nirvana FIV do Goiás por $ 15 mil reais e agora com sua primeira bezerra nascida já se diz muito satisfeito com a produção e já executa projetos de aspiração em larga escala.

 

História

      Goiás Celso Chaves de Amorim é sempre lembrado como um dos mais respeitados criadores de Goiás e até do Brasil. Mas sua  história com o melhoramento genético de zebuínos começou há muito tempo atrás. Ele herdou da mãe a paixão pela seleção de gado Puro de Origem. Dona Celsa, sua mãe, participou da inauguração do Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia, Goiás, no ano de 1945 e na II ExpoGoiás. Ela foi a primeira mulher a puxar em pista o gado do pai, João Alves Amorim, zebueiro de Morrinhos. “Meu avô participou da criação da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, que depois se tornou Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, ABCZ”, explica. O criador é casado com Geni Praxedes Chaves, filha dos pecuaristas Afonso Praxedes e Leonora Zani, das regiões de Fazenda Nova, Córrego do Ouro e Novo Brasil. Hoje os trabalhos de sua fazenda, a Cachoeira do Taquaral, já estão na 4ª geração. Para Goiás Celso o sucesso vem do trabalho em família. Ele conta com a ajuda dos filhos Paulo Afonso e Lucas para cuidar das fazendas onde fazem a seleção de Nelore e Tabapuã. “Estamos caminhando a passos largos com as tecnologias de FIV e IATF utilizados na fazenda. Isso permite um ganho genético esplendido. A utilização da F.I.V. nos dá a possibilidade de ter um grande número de filhos de nossas matrizes que se destacam nas pistas do Brasil”, conta o filho. Eles adquiriram as primeiras matrizes Tabapuã, para o iniciou da seleção P.O. da raça, dos criadores José Torquato e seu filho Eugênio Jardim, que há mais de vinte anos já selecionavam seus rebanhos Puro de Origem. Em seguida, adquiriu matrizes e sêmen dos principais raçadores da Fazenda Onda Verde, de Nelinho Guimarães. “Tive sorte de iniciar com um rebanho bastante consistente e pude dar um verdadeiro salto na qualidade genética da fazenda nos últimos anos. Isso tudo devido também à implantação da inseminação artificial com os touros campeões nacionais, à transferência de embriões e à fertilização in vitro”, afirma Goiás Celso. “Nossa seleção é focada em resultados. Matrizes férteis e dóceis, que produzem um bezerro por ano, desmamam animais pesados e permanecem no rebanho. As que não atingem esses índices são descartadas. Não temos preconceitos, usamos genética de todo o Brasil. Mesclamos as linhagens formando um plantel robusto e bem caracterizado”, reforça. Goiás Celso explica que a escolha pelo Tabapuã surgiu pela necessidade que criadores tinham em adquirir um gado mocho, dócil e de bom ganho de peso.

 

                                    Tradição e Pioneirismo na Criação de Raças Zebuínas

 "A paixão de criar Zebu vem no sangue, é contagiante e atravessa as gerações." - Goiás Celso Chaves de Amorim 

             João Alves Amorim (Avô)

      Recebendo troféu de Premiação na

     Exposição de Goiás em Goiânia - 1945 

  

  Inteiro Da Indiana

   Campeão Touro

  Jovem Raça Nelore

     II ExpoGoiás -1945

 

 

       Celsa Chaves Amorim (Mãe)

 Inauguração do Parque de exposições de

Goiânia, ao lado de Pedro Ludovico Teixeira.  

 Araxazinho - Campeão II ExpoGoiás-1945

  

 

      Goiás Celso Chaves Amorim e Família

     Já em sua 4° Geração de criadores 

  Natur FIV do goias (Reservado Grande Campeão nacional)

 

 

O Rebanho

O REBANHO

O gado Nelore é da linhagem VR, adquirido de Eurípedes Barsanulfo da Fonseca, parceiro de Vicente Rodrigues da Cunha na década de 90. Sua linhagem é fiel à importação de 1962, preservando os raçadores Karvadi, Taj Mahal, Golias, Rastã e seus descendentes, formando uma genética original, sem mistura, e aberta para qualquer acasalamento. Os animais da raça Tabapuã participam das principais exposições goianas e fizeram o Grande Campeão e a Grande Campeã em várias mostras. Destacam-se o touro Fandango, Grande Campeão de 2008 em Goiânia, filho do campeão nacional Protetor CC e as matrizes Graciosa, Faculdade, Harmoniosa e Irradiante, campeãs em várias exposições e excelentes doadoras que estão espalhadas pelos melhores criatórios do estado.

Scroll to top