As Hepatites são doenças virais e relativamente comuns na população brasileira, mas que podem levar a complicações sérias. Essas doenças atacam o fígado e geram inflamação no órgão. Três Hepatites são as que mais prevalecem nos seres humanos, confira:
Hepatite A - é a hepatite menos preocupante, e que pode ter evolução benigna. Porém, em alguns casos pode evoluir para hepatite fulminante, podendo levar a um transplante de fígado ou a óbito.
Sintomas frequentes:
Náuseas e vômitos;
Diarreia;
Cor amarela na pele;
Escurecimento da urina.
O tratamento é eficaz em cerca de 99% dos casos, uma vez que o tipo de infecção é leve.
Hepatite B - Pode ser transmitida por relações sexuais, transfusões de sangue ou contato com instrumentos perfurantes contaminados. Entretanto, existem vacinas disponíveis nos postos de saúde contra essa hepatite.
Sintomas frequentes:
Náuseas;
Diarreia;
Escurecimento da pele.
Ao contrário do tipo A da doença, o tratamento é fundamental para pacientes diagnosticados com hepatite B. E ele é eficiente em cerca de 50% dos casos.
Hepatite C - Estima-se que milhões de pessoas no mundo estão infectadas, mas apenas 5% sabem da doença. Essa doença é responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo o Ministério da Saúde. Não existe vacina disponível para hepatite C, porém, se descoberta, existe chance de tratamento.
Em grande parte dos casos, a doença é assintomática, até quando o fígado já está bastante afetado. Alguns sintomas são bem parecidos com os da hepatite A e B.
Sintomas frequentes:
Náuseas e vômito;
Diarreia;
Fadiga e perda excessiva de peso;
Cor amarelada na pele;
Escurecimento da urina.
A hepatite C é a maior causa de transplantes de fígado no mundo e ainda não há vacina. Ela se torna crônica em cerca de 80% dos casos.